segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Matéria Revista Mídia e saúde de novembro de 2012 pag. 50 e 51. - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PELE SAUDÁVEL -

      A pergunta mais comum para quem tem espinhas é: como se livrar delas? A resposta pode estar na prevenção: a ingestão de certos alimentos alivia a pele das erupções cutâneas, além de propiciar bem estar e conforto estético.
      A acne surge pela produção de sebo, que em quantidades adequadas protege a pele dos agentes externos e da desidratação. Quando em excesso, entope os poros devido À oleosidade. Neste caso, algumas bactérias se alimentam do sebo e causam a inflamação.
      Para amenizar e até inibir o desenvolvimento da acne, alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais aumentam a imunidade da pele e equilibram os hormônios. Cada nutriente colabora de maneira particular ao organismo e, em ação conjunta, são capazes de aliviar os problemas de pele. Há também, alimentos que desequilibram os hormônios e prejudicam a pele. Evite, em excesso, chocolates, massas, carnes gordurosas e derivados de leite, dando preferência aos de soja.

INDICADOS
Vitamina A: reduz a produção do sebo
Vitamina C: é antioxidante e antiinflamatória
Vitamina B2: controla a oleosidade da pele
Vitamina B6: regula o metabolismo hormonal
Vitamina B5: atua no metabolismo e hormônios sexuais
Fibras: elimina toxinas
Clorofila: é desintoxicante.

      Consuma pimentão, tomate, salsinha, brócolis, cenoura, aves, peixes, sementes de abóbora e de girassol, abóbora, aveia, couve, ovos. Além disso, a vitamina C é essencial para evitar a formação de espinhas, por conter antioxidantes; por isso, consuma muita laranja, mexerica, acerola, limão, mamão, manga e goiaba. Indica-se pelo menos 2 porções por dia dos alimentos listados, na forma de sucos, vitaminas ou nas saladas.

CONTROLE
      Presentes na farinha e no grão da soja, as isoflavonas estimulam a ação estrógeno, hormônio que reduz a ação das glândulas sebáceas (mulheres). Já a semente de girassol e o salmão contém o ácido pantotênico, que ajuda a estimular o metabolismo dos ácidos graxos, ajudando a controlar a oleosidade.
      Uma alimentação rica em zinco, presente nos ovos e nas carnes vermelhas magras, e selênio, presente no pão integral e aveia, diminui os radicais livres, que fazem a acne abrandar gradativamente.
      Vale atenção especial, também, à moderação no consumo de açúcar. Este composto tem efeito estimulante na produção de hormônios diretamente ligados às glândulas sebáceas.Por este motivo, o chocolate sempre esteve na lista dos alimentos proibidos. No entanto, o problema não está no teor de gordura, e sim no açúcar.

ESTRESSE
      A cafeína, presente no café, chá mate e em refrigerantes é um dos fatores que causam o estresse e alteram a ação dos hormônios sob a pele. Outro fator na alimentação que ajuda a aumentar o estresse são os alimentos super protéicos, como as carnes vermelhas gordas e o leite. Além disso, os frutos do mar e as castanhas também são inimigos da pele bonita.

PREVENÇÃO
Cuidar da alimentação desde cedo é o melhor caminho para evitar o aparecimento de acne. É bom lembrar que o problema de pele não é uma ocorrência somente na puberdade, pode surgir em qualquer fase da vida. Portanto, planeje uma dieta saudável e evite muitos outros problemas.

Texto de : Daniele Correia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário