sexta-feira, 30 de novembro de 2012

COMO CUIDAR DA PELE DIARIAMENTE

HIGIENE - Limpara a pele é fundamental para eliminar as células mortas, a oleosidade, os resíduos de poluição e a maquiagem. O ideal é limpá-la pela manhã e antes de dormir. Os produtos para limpeza devem ter o PH neutro e devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele.

HIDRATAÇÃO - Todos os tipos de pele precisam de hidratação para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. A escolha do hidratante deve ser orientada pela profissional adequada, que vai avaliar as características da sua pele. A utilização de produtos inadequados pode causar oleosidade excessiva e acne.

PROTEÇÃO - Use filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, para previnir o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele. Existe uma variedade de filtros no mercado, com diferentes fatores de proteção e com fórmulas próprias para o rosto e adequados aos vários tipos de pele.

ALIMENTAÇÃO - Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para a saúde da pele, pois fornece nutrientes essenciais para manter o brilho e a vitalidade. Além disso, dietas muito calóricas aumentam a produção de radicais livres, que danificam e oxidam as células, acelerando o envelhecimento. É importante também ingerir bastante água ao longo do dia e incluir na dieta alimentos ricos em fibras, que facilitam o trânsito intestinal.

COMO ESCOLHER O FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR?
Atualmente, existem no mercado uma ampla gama de protetores solares com FPS que variam de 4 ao 100. O FPS 15 é o fator mínimo recomendado pelo FDA (Food and Drug Administration) - órgão que regulamenta a segurança de medicamentos e alimentos dos EUA. A escolha do filtro solar adequado deve ser orientada pelas características de cada pessoa.
*Para peles mistas e oleosas existem protetores com tecnologias novas que auxiliam no controle da oleosidade, através de partículas que absorvem o sebo.
*Peles mais secas e maduras podem se adaptar melhor a filtros que já possuem hidratantes, antioxidantes e substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento.
*Peles com tendências a manchas podem se beneficiar de filtros com pigmentos e também substâncias com efeito clareador que auxiliam no tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário