quinta-feira, 2 de junho de 2011

Plataforma Vibratória: Pra que serve? Quais os benefícios? Quais as contra-indicações?

         A utilização da plataforma vibratória em clínicas e centros de saúde é um fato recente e que vem ganhando mais campo a cada dia. Porém, a sua utilização não é tão recente quanto imaginamos. A plataforma vibratória foi descoberta no ano de 1960 quando os russos começaram a treinar seus atletas com vibrações para promover fortalecimento muscular e ganho de massa, e, consequentemente, obtiveram resultados excelentes nos jogos olímpicos desta época, bem como com o treinamento dos astronautas.
         A utilização da plataforma tem se tornado cada vez mais comum devido aos seus inúmeros benefícios e poucas contra-indicações. A plataforma vibratória possui como principal objetivo o de promover alongamento, fortalecimento, massagem e relaxamento da musculatura. Além de promover uma aceleração em massa da perca de medidas.
         De acordo com publicações, cerca de 30 min. em postura estática sobre a plataforma chega a ter uma perca de 600 calorias. Fato que é conseguido com uma caminhada em ritmo bastante acelerado em esteira por uma média de 1 hora a 1 hora e 20 minutos.
         Além disso, ela melhora o fluxo sanguíneo, favorecendo a drenagem linfática e melhorando varizes e varicosas ( vazinhos). Estimula o sistema hormonal e devido a isto colabora para o tratamento da diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo entre outras. Promove hipertrofia muscular, permitindo um corpo mais torneado e definido, reduz flacidez, melhora a celulite. Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, e por trabalhar em vários níveis de vibração e por permitir variadas posturas se torna um auxiliar no tratamento da labirintite. Previne e trata as crises reumáticas. Promove relaxamento muscular, portanto é auxiliar ao tratamento de dores nas costas, pernas e em outras regiões. Regulariza também a pressão arterial e o colesterol.

       Contudo, observamos que a plataforma vibratória é um exercício completo, e que trata das disfunções corporais de forma global, porém ela deve ser realizada de maneira correta e com monitoramento. Pois como trabalha musculatura de maneira eficiente, se realizado exercícios de forma incorreta, pode ocasionar o fortalecimento errôneo de determinada parte do corpo acarretando, por exemplo, em maior fortalecimento de um lado do que do outro, ou pode gerar uma patologia na coluna como hipercifose, hiperlordose ou escoliose. Ou seja, todo exercício físico deve ser realizado com supervisão.
         Mas claro, assim como toda atividade também possui suas contra-indicações, sendo estas: doença vascular grave, pós-operatório recente, marcapasso colocado recentemente, doenças descompensatórias, crise de asma, hipertonia muscular, gestação, próteses metálicas e de silicone colocadas recentemente.

Portanto, se você ainda não conhece a plataforma vibratória e se interessou pelos seus benefícios venha até a clínica Fernanda Ramos conferir!!! Se preferir agende um horário conosco e faça uma avaliação e uma aula experimental gratuita!!! 
Referências utilizadas nesta matéria: http://www.cuidandodocorpo.com/2010/05/beneficios-plataforma-vibratoria.html  e  http://www.lasersolutions.com.br/plataforma_vibratoria.asp .


Fone: (44) 3034-3009 ou (44) 9968-0947.
Falar com Fernanda Ramos ou Lais Schmeisk.

2 comentários:

  1. Como contraindicações aparecem próteses metálicas ou de silicone colocadas recentemente. Não dizem o que significa recentemente. Seis meses? Um ano? O que é considerado recente para esses casos?

    ResponderExcluir
  2. Ela engrossa as pernas e braços ou afina como na corrida??

    ResponderExcluir